Dia do Amigo

Dia da Amizade

Escrito por Amigão Secreto em 13 Junho, 2015.

Dia especial é aquele que tem para nós um significado ou até mesmo um sentimento bem especifico. De que vale uma data comemorativa, se para você em particular, nada significa? Poder homenagear e agradecer, ainda que seja somente para abraçar alguém numa determinada data, tem muito valor. Existe uma em especial que dificilmente não significará nada para alguém: o Dia da Amizade, 14 de Fevereiro.

Que dia valioso, especial e carregado de tanto significado é esse Dia da Amizade. É bem mais provável que todos nós temos amigos. Aqueles que fizemos ainda no ensino fundamental, até mesmo os que conhecemos a pouco tempo e que já possuem tamanho espaço em nossos corações. Amigos que vamos levar para a vida toda e ainda mais, amigos que ajudaram a construir toda a nossa trajetória até aqui.

É nessa data tão especial, que esses amigos merecem ser homenageados. Não deixe de dizer um muito obrigado a quem sempre esteve ao seu lado em todas as horas. Principalmente nas mais difíceis, que foi exatamente aquele amigo que segurou sua mão, que dispôs de tanta paciência para escutar e tentar acudir seus prantos. Amigo aquele que sorriu só para diminuir seu sofrimento, ainda que ele mesmo estive bem triste por não poder fazer absolutamente nada.

Ainda que, você que está lendo não possua muitos amigos ou tenha apenas um. É para esse amigo que você deve dedicar esse Dia da Amizade. Quantidade nada tem a ver com qualidade, na qual por muitas vezes, o seu único amigo supri todo o espaço que outras pessoas poderiam ocupar, o que é muito positivo. Esse espaço que é dado e ao mesmo tempo conquistado, deve ser trancado a sete chaves, mas nunca esquecido.

Sabe quando você chega num novo lugar e se sente totalmente estranho aquela nova realidade? Seja numa sala de aula, emprego ou casa nova. Aquele local já possui um grupo, pessoas que estão unidas, às vezes, já a bastante tempo. Você, por sua vez, é acolhido por uma pessoa em especial que praticamente de forma instantânea faz com o que o assunto entre vocês surja de forma tão natural que logo existe o reconhecimento entre um e o outro.

A amizade pode surgir de pequenas ou grandes coisas. De lugares importantes como a escola ou simplesmente de uma fila de cinema. Pode surgir de caraterísticas em comum ou até mesmo de diferenças. Pode nascer de um "oi" dado no dia-a-dia ou numa pergunta tão boba como: me empresta uma caneta ? De tantas coisas podem nascem uma amizade e nessa data tão especial relembre como foi conhecer o seu amigo.

Amizade, de acordo com o dicionário Michaelis: 1. Sentimento de amigo; afeto que liga as pessoas. 2 Reciprocidade de afeto. 3 Benevolência. 4 Amor. A amizade não precisa de grandes motivos para existir. Basta que entre duas ou mais pessoas, o sentimento exista e queira continuar ali por muito tempo. Amizade verdadeira é aquela onde existe reciprocidade, assim como está descrito na conceituação do dicionário. Mas tenha consigo que, amizade verdadeira, vai muito mais além de um simples significado de dicionário.

Dia da amizade, você já sabe com quem comemorar. Mas será que sabe o motivo de existir tal comemoração? Pois bem. Não se sabe ao certo o real motivo de tal comemoração acontecer nessa data especifica. Mas acredita-se que seja por conta de um Bispo chamado Valetim.

No governo de Cláudio II, foram proibidas as uniões por meio de casamentos e esse Bispo que era romano, corajosamente continuou a fazer as cerimonias de forma muito sigilosa. Mas como nem todo segredo dura por muito tempo, ele foi descoberto. Acredite se quiser, mas por esse fato tão descaracterizado de maldade, ele foi preso e condenado a morte.

Muitos jovens que passavam pelo local onde ele estava preso, deixavam bilhetes expressando sua confiança no amor. Um desses jovens era uma menina chamada Astérias, que ao visitar Valentin, acabaram se apaixonando. Ele por sua vez, enviava cartas pra Astérias e assinava: ”de seu Valentim” (expressão que é usada até nos dias atuais).

Por esse motivo, o Dia da Amizade ou Valentine's Day é comemorado em 14 de Fevereiro. Data que infelizmente o Bispo teve sua condenação concretizada. Valorize seu amigo!