Dia do Amigo

Como retomar uma grande amizade

Escrito por Amigão Secreto em 13 Junho, 2015.

Quantas pessoas boas entram e saem da nossa vida ? Muitas acabam saindo de forma tão rápida e desastrosa que nos causam um grande pesar. Pessoas que tempos atrás tinham tanta importância e desfrutavam de tantos momentos bons. Isso tudo tem muito sentindo quando o assunto é uma grande amizade que por algum motivo foi rompida.

Quando não conseguimos retomar com uma amizade antiga, em muitos casos,pode ser pelo motivo da nossa própria essência como seres humanos. Na maioria das vezes possuímos uma enorme dificuldade em pedir desculpas. Para algumas pessoas, esse pedido carrega no seu sentindo mais puro, o que de mais complicado existe: assumir que estamos errados.

Será que se encher de razão vale mais do que perder um grande amigo ? Atéque ponto vale a pena deixar que tudo caia no esquecimento por um simples orgulho? É difícil assumir que as vezes estamos errados e que devemos pedir desculpas para as pessoas que machucamos. Mas devemos encarar os fatos com maturidade.

Chega de agir como criança e ficar emburrado. Tome coragem e aja em prol daquilo que você almeja. Perder uma amizade tem uma carga negativa muito grande, é um buraco que fica em nossos corações. Outros amigos virão, sem dúvida, mas e aquele que você tanto podia confiar? É somente esse que vai preencher esse vazio.

Se você está aqui lendo é porque talvez, seu amigo não tenha cometido algo tão grave assim. Pior ainda, pode ser você o causador de tal afastamento. Ainda que seja algo consideravelmente grave, reflita se vale a pena perdoa. Se depois de colocar os pontos negativos e positivos, o segundo pesar mais, corra atrás do seu amigo.

Pensando em você que já se decidiu e quer <retomar essa amizade perdida, montamos de forma bem simples algumas dicas de como fazer tal tarefa. Confira logo em seguida:

  1. Aceite os fatos, todos nós erramos e podemos sim ser perdoados;
  2. As vezes quem mais precisa do perdão, é você. Então não fique se torturando, vá atrás;
  3. Acredite que uma amizade verdadeira pode mudar muitas coisas. Vista-se dessa ideia e vá atrás do que você quer;
  4. Não tenho medo de assumir que você errou e mostre seu arrependimento. Muito valioso será esse seu comportamento;
  5. Dê tempo ao tempo. Nenhuma amizade volta a ser como antes em apenas uma semana de reconciliação;
  6. Não se esqueça que a base de uma amizade é a confiança. Mostre que você é confiável e faça isso valer a pena;
  7. Converse com seu amigo e ouça com bastante atenção o que ele também tem para dizer. Não deixe que um comentário negativo, estrague o seu objetivo;
  8. Procure por conversas com olho no olho;
  9. Não fique esperando que seu amigo um dia venha atrás de você. Se é o que você quer, vá atrás;
  10. Seja sincero, assuma os pontos onde você errou e mostre que jamais faria isso em outras situações;
  11. Nunca assuma a responsabilidade por algo que você não tenha feito. O pedido é de desculpas, não é para se humilhar;
  12. Aprenda que as vezes será necessário começar do zero;
  13. Nunca ache que é tarde demais. Da mesma forma que você aindalembra do seu amigo, ele pode também lembrar.

Acredite, seguindo esses passos tão simples você pode sim conseguir o que tanto deseja, que é exatamente retomar sua amizade. Caso a pessoa te perdoe, mas não queira retomar a amizade, aceite e respeite. Nem todas as pessoas são capazes de passar por cima de fatos do passado. Algumas simplesmente vão ficar remoendo sentimentos ruins por uma vida toda. Espero que você tenha uma boa sorte e que logo você e seu amigo estejam juntos outra vez.